Moradia

Para estadia você pode optar pelas residências estudantis, Airbnb (vale pesquisar e tentar o auxílio moradia CAF – https://pdsefranca.wordpress.com/2017/01/20/caf-auxilio-moradia/) e outras opções que fomos conhecendo ao longo da pesquisa.

A Instituição de destino pode auxiliar na busca da moradia ou você define.

São muitas opções, e cabe ver qual é a melhor para onde você vai. Recomendamos, se possível, que tente ficar próximo à Instituição que irá estudar. Assim você pode economizar um pouco e descobrir a cidade a pé.

O CROUS (Centres Régionaux desOeuvres Universitaires) é um dos órgãos principais. Entre muitas ações, o CROUS é responsável pelas residências estudantis e o restaurante universitário. O CROUS é regional, portanto deve-se procurar a unidade referente à sua Instituição. Como a demanda é grande, aconselha-se a procurar uma vaga o quanto antes (http://www.etudiant.gouv.fr/).

Maisons

Você também pode ficar nas Maisons, que são residências estudantis. Existem Maisons de várias nacionalidades e você pode ficar em qualquer uma, desde que exista vaga (não há obrigatoriedade de ir à Maison Du Brésil, por exemplo).

Neste link, você pode encontrar todas as Maisons: http://www.ciup.fr/accueil/decouvrir/.

Outros sites disponíveis:

  1. Résidences Estudines: www.estudines.fr
  2. ADELE (Association pour le Développement Économique du Logement Étudiant): www.adele.org
  3. CLEF (Centre de Logement pour Etudiants de France): www.logetudes.com
  4. Le Parisien Étudiant: www.parisetudiant.com
  5. De particulier à particulier: http://www.pap.fr/
  6. Allo Student Rentals: https://www.allostudentrentals.com/