Carta de Aceite e Convention D’accueil

Dependendo do tipo de visto, você irá precisar de um documento diferente.

Se você for requisitar o visto de estudante, precisará de uma carta de aceite definitiva. Caso seja visto de pesquisador, precisará de uma Convention d’accueil. Para mais informações sobre visto, acesse a página Visto.

Carta de Aceite (visto de estudante)

O que é obrigatório constar na carta de aceite?

Basicamente você precisara da data de início e término (de preferência com o dia, mês e ano) para que possa ser contabilizada a duração. Também é preciso do seu nome, nome do professor(a) que te receberá e é interessante o título de seu trabalho.

Segundo o item 8.5.3 do edital 47/2017:

Carta de Aceite definitiva da instituição no exterior, na qual deve constar:
a) Data (mês/ ano) de início e término das atividades;
b) Duração do estágio, com perspectiva de conclusão dentro do prazo máximo estabelecido
pela Capes;
[…]
j) O teste de proficiência em língua inglesa poderá ser aceito para qualquer país de destino, de acordo com o item 8.5.6, desde que aceito pela IES de destino expresso na carta de aceite.

Além de tudo isso, também irá precisar de um carimbo e assinatura do programa/laboratório que irá te receber. A assinatura precisa ser de algum responsável ou diretor do programa.

Convention D’accueil

Para tirar o visto de pesquisador, você precisará da Convention D’accueil (convenção ou acordo de acolhimento).

Este documento é considerado um “contrato” com o seu laboratório de pesquisa, ou com o departamento da universidade pela qual você será acolhido. Ele deve conter dados como endereço do local de pesquisa, seu endereço, o tipo de financiamento que você terá (como salário ou bolsa de estudos), o órgão que irá te financiar (como a CAPES), período e título do seu projeto.

O melhor a se fazer é pedir para a universidade preencher os dados que cabem a ela, para não haver erros, ela te manda, você preenche seus dados, assina, scanneia e manda de volta. A própria universidade solicitará a assinatura e carimbo do responsável pela instituição francesa e da préfecture.

Préfecture não é a prefeitura, é uma espécie de departamento de administração local, em que existe um chefe. E esse chefe irá assinar a parte final da sua convention D’accueil.  Até que chegue neste ponto, você precisará ter enviado alguns documentos para a universidade, comprovando tudo isso que você mencionou no preenchimento.

A solicitação dos documentos pode variar um pouco de acordo com cada universidade, departamento ou laboratório, mas giram em torno de cópia legível do passaporte, cópia traduzida dos diplomas de graduação e mestrado (esta cópia pode ser solicitada na versão simples ou juramentada, é sempre bom perguntar qual versão a unidade requer), atestado de recursos (carta da CAPES que garante a bolsa pelo período proposto), atestados de seguro de responsabilidade civil e de cobertura social.

Depois de todos estes documentos enviados, recebidos, a carta assinada por você, pelo responsável do local de pesquisa e pela préfecture, você precisará dela ORIGINAL, ou seja, o departamento de pesquisa precisará ser enviá-la pelos correios ou por transportadora para que você a tenha em mãos na entrevista no consulado para garantir o visto.